Se você quer se aprofundar nestes tópicos e entender a real importância da presença digital para com o mercado global hoje em dia, então este artigo é para você!
Preparei várias explicações com exemplos para entendermos esta abstração ao qual se faz tão fundamental na era da internet.
girl
720.546
blog images

Um exemplo prático...

Você já deve ter notado que, ao pesquisar algo no Google, ao lado dos resultados orgânicos e pagos – do lado direito da tela –, é possível ver informações sobre seu tópico de pesquisa em um box. Esse box é conhecido como Knowledge Panel, ou painel de conhecimento, e é fundamental para ajudar os clientes a descobrirem mais sobre um negócio e chegarem até ele.


Na imagem abaixo, por exemplo, podemos ver que a pesquisa mostra ao lado direito não apenas as instruções Third Rail Coffee, mas oferece também aos clientes mais informações do negócio, incluindo seu site, horário de trabalho, telefone, reviews, entre outas.

blog images

A ideia dos Knowledge Panels é trazer resultados mais “inteligentes”, ou seja, que estejam o mais próximo possível do que o usuário deseja encontrar pelas palavras-chave que pesquisou. O objetivo é facilitar a pesquisa do usuário, tornando a experiência ainda melhor, e por isso traz informações amplas sobre entidades, corporações, estabelecimentos, locais, pessoas, filmes, etc.


Agora, pense na sua marca/empresa sendo exibida ali (se você já tiver um box, melhor), ali bastará uma pesquisa segmentada para seu público alvo lhe encontrar, ver fotos, informações de contato, ter acesso ao site etc. Dessa forma seus potenciais clientes estarão mais aptos a te encontrar fácilmente na internet (já que o Google é a principal ferramenta de busca do mundo), portanto podemos dizer que sua presença digital possui uma amplitude maior ou ainda que você tem uma amplitude digital relevante.


Search Engine Optimization (SEO)

Facilidades como o painel de conhecimento do Google são possíveis graças ao SEO. O Search Engine Optimization (SEO) é uma das mais importantes estratégias de marketing digital, que pode ser traduzido como Otimização de Sites para os Mecanismos de Busca.


A aplicação dessas técnicas fazem com que os mecanismos de busca (como o Google e Bing, por exemplo) classifiquem melhor o seu conteúdo e, consequentemente , ranqueie-os em posições de privilégio nos resultados das buscas (e o Knowledge Panels está incluso nisso).

Posicionamento

O POSICIONAMENTO é a forma como um profissional, empresa, marca, produto ou serviço se coloca para o mercado. Trata-se do oposto da imagem, que é como o mercado enxerga a marca. Estes conceitos normalmente são definidos no planejamento estratégico de marketing.


Todos os grandes especialistas em web não cansam de afirmar que, para se destacar na rede, é necessário produzir conteúdo de qualidade. Mas só produzir não é suficiente, este conteúdo tem que ser e relevante ao seu público alvo. E por fim tem que ser compartilhado de maneira eficiente para que possa alcançar o maior número de pessoas.

blog images

O conteúdo relevante e de qualidade confere autoridade a quem publica, potencializando sua popularidade e influência junto ao mercado, por isso gera relacionamento e engajamento com o público a partir dos canais digitais.


Todos os canais da web fornecem dados estatísticos de alta precisão que podem ser utilizados para monitorar as ações e interações no ambiente digital. Com estas informações é possível compreender o comportamento e o grau de interesse dos visitantes que estão usando e interagindo com cada canal. São muitos dados úteis para a tomada de decisão nas ações de relacionamento e prospecção.

Gestão estratégica

Aqui já inclui outras diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, Backlinks e até marketing offline, tudo isso pode ser usado para aumentar seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores, e os benefícios de se ter uma gestão estratégica de marketing digital vão muito além disso.

blog images
Algumas estatísticas que comprovam seu potencial para crescer:
  • O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos (Fonte: WebDAM.com);
  • 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone (Fonte: Global Web Index);
  • O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing (Fonte: WebDAM.com);
  • Marketing de Conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads (Fonte: Demand Metric);
  • Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek);
  • As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm (Fonte: WebDAM.com);
  • O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios (Fonte: AdWeek);
  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper);
  • Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo (Fonte:Socialemedia).

Conclusão

Este artigo foi uma pequena abordagem sobre os aspectos mais importantes para se desenvolver o marketing digital de uma marca ou empresa, se você deseja ler mais conteúdos exclusivos, acesse nosso blog e também assine nossa newsletter.

Compartilhe: