Você sabe o que é SEO, como se faz e para o que serve? Acompanhe este guia e entenda as informações mais relevantes para você usar na sua empresa ou negócio.
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Vamos começar pelo básico – O que é SEO?


O termo SEO é a abreviação para a expressão em inglês Search Engine Optimization. Em português, pode ser traduzido como otimização de sites para mecanismos de busca. Estes mecanismos são os buscadores que utilizamos diariamente como Google, Bing e Yahoo.


Ao publicar um conteúdo, a pessoa deseja que este alcance o maior número de pessoas possível. A própria palavra já diz tudo, “publicar” quer dizer tornar público, anunciar, divulgar, exteriorizar, externar, popularizar, veicular… e por aí vai. E lógico que o sonho de todos é ver o que foi publicado alcançar a primeira página do Google, se chegar no primeiro lugar, melhor ainda!


As técnicas de SEO são extremamente importantes para quem publica conteúdos na web. Quando negligenciadas, abre-se mão do tráfego orgânico (tráfego gerado pelo mecanismo de busca, sem ser pago). Mas isso ninguém quer. Então, vamos entender o que é SEO e porque ele é importante para o seu site ou blog.


Por dia, são publicados 2 milhões de textos na internet. Ficar entre os primeiros não é tarefa fácil. Um conteúdo relevante é obrigatório. Se preocupe com a qualidade do texto, incluindo ortografia e capacidade de comunicar.


Depois disso é que começa de fato o SEO, e com ele o aumento das chances de ser encontrado nas buscas. Algumas atividades estão relacionadas a otimização de sites, são elas:


  • Análise da arquitetura e desenvolvimento do site ou blog;
  • Conquistar links que apontem para seu site ou blog;
  • Observação da concorrência;
  • Saber pesquisar e usar as melhores palavras-chave.

Mecanismos de buscas funcionam como uma biblioteca. Tudo é organizado em categorias. E quem realiza essas buscas são os chamados “robôs” ou crawlers, seja do Google, do Bing ou do Yahoo. Quanto mais precisa for a busca, mais satisfeito será o usuário que faz a pesquisa.


Segundo especialistas, os 3 primeiros resultados mostrados pelo Google recebem mais de 35% de todos os resultados de pesquisa, e o primeiro lugar tende a receber, sozinho, 18,2% dos cliques. Se somarmos os 10 resultados da primeira página, teremos 52,32% de todos os CTRs (Click-Through Rate).


Ou seja, mais da metade das intenções de buscas ficam na primeira página. O restante está espalhado em trafego oriundo de outras páginas ou de anúncios, gerando o chamado tráfego pago.


Conhecer o mundo do SEO é essencial para estar nos primeiros lugares dos buscadores. Aumentando o seu tráfego orgânico, e aumentando a credibilidade do seu site ou blog entre os usuários e perante o próprio Google. Para “subir” no ranking e aparecer melhor poscionado do que o de seus concorrentes é preciso aplicar algumas técnicas. Basicamente você precisa entender:


  • O que é SEO e a importância dele na web;
  • Como funcionam os mecanismos de busca;
  • Qual o melhor tipo de tráfego;
  • O que não é SEO e as práticas BlackHat;
  • Otimização de sites para SEO;
  • Ferramentas de SEO;

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